Quinta de La Rosa

Quinta de La Rosa Gouveio Branco 2023

17,80€
Quinta de La Rosa

Quinta de La Rosa Gouveio Branco 2023

17,80€

Castas: 100% Gouveio

Notas de Prova: O Quinta de La Rosa Branco Gouveio 2023 é caraterizado pela sua acidez firme. Com uma cor brilhante citrino, este vinho destaca-se pela sua frescura, em harmonia com os aromas cítricos e notas de anis. Apresenta um final longo e persistente. Um vinho harmonioso.

Vinificação: Todas as uvas utilizadas neste vinho são da nossa vinha Cerejinha. Fermentado em cubas de inox antes de envelhecimento de 6 meses em barrica de carvalho francês (100% madeira usada). Engarrafado em Outubro de 2024.

Terroir: O Douro apesar de ser uma região muito antiga ainda tem, graças à sua grande dimensão e enorme diversidade de terroirs muito por explorar. A Quinta de La Rosa é um bom exemplo desta diversidade, com vinhas desde os cerca de 100m, junto ao rio no imponente Vale do Inferno, até aos 500 metros de altitude na vinha de Lamelas. Temos também diversas exposições solares nascente, norte e sul e grande diversidade de castas. Sempre com uma vista privilegiada para o rio Douro, todas as uvas da Quinta são de letra A – o melhor que a região tem para oferecer. Os solos pobres e xistosos, combinados com uma topografia bastante variada, favorecem vinhos encorpados com ótimos níveis de mineralidade, acidez e frescura. Esta combinação de complexidade e potencia, que se consegue quando temos boas maturações, e elegância e frescura tão características na nossa Quinta tornaram os nossos vinhos famosos. Os nossos vinhos têm elegância na expressão do terroir sem exageros na maturação, extração, tanino ou madeira. Os brancos da La Rosa caracterizam-se pelas notas florais e cítricas, com bom equilíbrio de fruta.

Vindima: Um inverno húmido reabasteceu os níveis de água. Tivemos uma primavera maravilhosa com boa floração e formação de botões que produziram uvas abundantes nas vinhas. Os padrões climáticos são estranhos em todo o mundo. Também assim foi para nós, no Douro. Após uma semana invulgarmente quente em maio, seguiu-se um mês de junho relativamente fresco e húmido. Felizmente, escapámos às ondas de calor que atingiram a Grécia e a Itália e à exceção de uma semana muito quente (terceira semana de agosto), a maior parte do verão foi mais fresco do que em 2022. A este verão seco seguiram-se duas semanas húmidas em setembro, que tornaram a vindima mais complicada do que o normal. Como em muitos outros anos, Jorge teve o cuidado de decidir a colheita das uvas quando estavam prontas e, este ano, sentiu que tinha escolhido as vinhas certas, na altura correta.Algumas das vinhas mais jovens estavam em risco de colapsar devido ao calor intenso e não teriam aguentado bem o período de chuva. As vinhas mais velhas e maduras, como a vinha do Vedeal, aguentaram bem. As uvas estavam em boas condições quando chegaram à adega, a 26 de Setembro. Jorge está particularmente satisfeito com os brancos e rosés que produziu.

Enólogo: Jorge Moreira

Apenas 0 unidades restantes deste produto
Tipo Vinho Branco
Ano 2023
Região Douro
Produtor Quinta de La Rosa
Capacidade 750ml
Álcool 13.5% Vol
Produção 2.000 Garrafas
Agricultura Agricultura Sustentável

Também Poderá Gostar