Explorar duas condições excecionalmente raras no Douro – uma vinha estreme de Viosinho a 600m de altitude – que permitem obter um vinho diferenciado.
O Ano: No ano de 2023 o ciclo vegetativo decorreu favoravelmente com precipitação que ajudou a repor o nível hídrico dos solos. O Verão relativamente ameno determinou um amadurecimento equilibrado das uvas. No entanto, a ocorrência de precipitação nos últimos dias de vindima alterou as perspetivas de uma colheita completamente sã. Felizmente, a qualidade das uvas vinificadas a tempo permite antever um bom ano de colheita.
Castas: Viosinho
Altitude das vinhas: 600 a 700m
Solo: Xisto/Granito
Notas de Prova: Aroma com notas de fruta muito delicada, finura e elegância, revelando o carácter inconfundível da casta. Na boca, impressiona pela excelente acidez e textura amanteigada, que lhe conferem sofisticação e uma enorme aptidão gastronómica.
Vinificação: Uvas com desengace total seguido de prensagem sob atmosfera inerte, para preservar o potencial aromático das uvas. A fermentação vinária decorreu em cuba de inox a uma temperatura entre 16 e 18°C. Cerca de 85% do lote permaneceu dois meses em cubas de inox sujeito ao levantamento das borras finas (batonnage). Os restantes 15% fermentaram e estagiaram em barricas usadas de carvalho francês, onde sofreram também batonnage durante dois meses.
Modo de Servir: Servir entre 8 a 10°C, atingindo a plenitude ao fim de 15 minutos, quando a temperatura subiu um pouco e o vinho oxigenou. Ideal para pratos delicados de peixe e marisco, embora seja boa companhia para pratos de carne de aves e coelho.
Este produto está esgotado. Contacte-nos para mais informações.
Este produto está actualmente indisponível. Contacte-nos para mais informações.
Produto disponível apenas na loja física. Excluído de todos os descontos e ofertas promocionais. Contacte-nos para mais informações.
Este produto estará disponível em breve. Contacte-nos para mais informações.