Vallegre

VISTA ALEGRE COLHEITA WHITE 2012

22,90€
Vallegre

VISTA ALEGRE COLHEITA WHITE 2012

22,90€

O Ano: Ano mais seco dos últimos 40 anos, atenuado pela precipitação nos meses de Abril e Maio. Ainda assim, verificou ser um ano fresco, inclusivamente com temperaturas baixas no mês de Agosto. A vindima começou cerca de 15 dias mais tarde, com uvas em excelente estado sanitário, originando vinhos de alta qualidade.

Castas: Cuidadosa selecção de uvas brancas da Região Demarcada do Douro, nomeadamente: Viosinho, Malvasia Fina, Gouveio, Arinto, Cercial e Rabigato.

Notas de Prova: Brilhante e de excelente cor dourada. Aroma muito complexo, sobressaindo as notas de frutos secos, como amêndoas, combinadas com aromas de laranja, pêssego e notas de fruta cristalizada. Sobressaem ainda umas finas notas a tosta proveniente do estágio em velhos tonéis de madeira.Paladar muito elegante, bom equilíbrio entre a sua acidez vibrante e a sua doçura natural. Revela também um sabor que vai do mel, à fruta confitada e aos frutos secos tostados bastantes evidentes. Sente-se a sua frescura ao longo de toda a prova e termina aveludado e persistente.

Viticultura: Provenientes das sub-regiões Baixo Corgo e Cima Corgo, estas vinhas estão plantadas em vinhas velhas e patamares com diversas exposições e altitudes.

Vinificação: Uvas, provenientes de um só ano, são colhidas manualmente para pequenas caixas de transporte e vinificadas em conformidade com o método tradicional de Vinho do Porto. Após desengace parcial, as uvas são ligeiramente esmagadas para depósitos de inox. A fermentação do mosto decorre sob temperatura controlada sendo interrompida pela adição de aguardente. É um vinho com um grande potencial de envelhecimento.

Estágio: Vinho de uma só colheita, envelhecido em casco de carvalho durante um período mínimo de 7 anos. O ano de engarrafamento encontra-se indicado no contra-rótulo.

Consumo: Agradável acompanhamento com frutos secos: amêndoas, passas, pêssegos e alperces. Acompanha igualmente sobremesas doces, com ovos ou tartes de frutos secos, café e baunilha. No entanto, é um vinho que pode perfeitamente ser bebido sozinho, mais fresco ou no final de uma refeição. Sendo o Vinho do Porto um produto natural é susceptível de criar depósito.

Conservação: Garrafa de pé a uma temperatura constante e ao abrigo da luz. Após a sua abertura consumir, preferencialmente, entre 1 a 4 meses.

Equipa de Enologia: Fátima Lopes, César Pinacho, Miguel Martins

Engarrafado em 2022

Apenas 5 unidades restantes deste produto
Tipo Porto Branco
Ano 2012
Região Douro
Produtor Vallegre
Capacidade 500ml
Álcool 20% Vol
Produção ND

Também poderá gostar