Castas: Síria, Gouveio, Arinto, Rabigato, Fernão Pires, outras minoritárias.
Tipo de Solo: Matriz granítica, textura franco/arenosa.
Clima: Do tipo continental, reduzida pluviosidade anual, Outono e Inverno muito frios, Primaveras com formação de geadas, Verões curtos e secos com grandes amplitudes térmicas noite-dia.
Idade/Altitude das Vinhas: Entre 60-80 anos com exposição a nascente, situada a meia encosta a 600m de altitude. Viticultura de sequeiro em ambiente de montanha
em conversão para modo de produção biológico.
Proveniência da Uva: Produção própria e proveniente exclusivamente da parcela a que chamamos Seara.
Colheita/Vinificação/Estágio: Tomada de decisão de vindima com base em controlos de maturação, de acordo com a oportunidade e objectivo do vinho pretendido. Colheita
manual criteriosa para caixas perfuradas de 20Kg, mesa de escolha, desengace total, esmagamento, curtimenta a frio em atmosfera controlada, seguida de fermentação alcoólica completa com controlo de temperatura. Contacto com borras finas pós-fermentação e estágio de 10 meses em depósito inox de parte do volume, restante em barricas de carvalho francês e americano. Estágio em garrafa de 6 meses antes do lançamento no mercado.
Notas de Prova: Um estilo mais clássico e estruturado, cor amarela palha, fruto de opção por evolução mais oxidativa, perfil aromático limpo e opulento, notas de alperce, pêssego e nêspera. Na boca, medianamente volumoso, algo de vegetal, final longo e fresco com notas de especiaria e frutos secos num registo de complexidade e frescura, capaz de enfrentar grandes e variados desafios gastronómicos. Não pode deixar de experimentar com uma variada tábua de queijos.
Temperatura de Serviço: 12-14°C
Enologia: José Ribeiro Brandão