Descrição
Castas: 75% Baga, 25% Syrah.
Solo: Argilo-Cálcário
Fermentação: Lagares
Notas de Prova: Aspeto: Cor rubi brilhante e de média intensidade, apresentando ligeira viscosidade. Aroma: De intensidade média, destaca-se a fruta vermelha fresca, como framboesas e morangos, além da fruta preta, como cereja e amoras, e fruta de caroço, como a ameixa. Para além da fruta, sobressai a madeira, muito bem integrada, juntamente com aromas de especiarias, como baunilha, chocolate e pimenta preta. Evidenciam-se também notas de menta e um toque calcário muito próprio e único da região da Bairrada. Palato: Vinho seco, com taninos bem presentes, mas muito bem polidos, de intensidade média. A acidez, bem marcada, provoca salivação. O álcool é médio e o vinho mostra elegância, onde se sente a fruta vermelha fresca, mas o que se destaca é a sensação mineral de calcário e a limpeza do palato. Vinho com alguma complexidade e final de boca longo. A palavra-chave para este vinho é elegância. Uma evolução notável em relação ao ano 2020: um vinho mais fino, mais incisivo na procura do seu perfil de frescura, fruta limpa e personalidade da Bairrada. Menos doce e com menos corpo do que o anterior, trata-se de um vinho de alta qualidade que, a meu ver, vai dar que falar. O potencial é evidente.
Vinificação: Este vinho tinto é produzido a partir de uvas das castas Baga e Syrah, provenientes de vinhas velhas, com uma idade média de 40 anos localizadas em Ventosa do Bairro a 100m de altitude e produção média de 5,2 toneladas/hectare. A vindima é manual com uma seleção prévia na vinha, assegurando a qualidade da fruta. Vinificadas separadamente, o processo inicia-se com uma maceração de 12 dias a uma temperatura controlada de 16ºC. Após a fermentação, o vinho estagia durante 6 meses em carvalho francês, seguido por um período adicional de 36 meses em garrafa para refinamento.
Sugestão de Harmonização: Trata-se de um vinho ideal para carnes vermelhas e alguns pratos com gordura, devido aos taninos firmes que apresenta. Exemplos perfeitos de harmonização incluem barriga de porco assada, risoto de cogumelos e espargos.
Sugestão de Serviço: Decantar / 14ºC-16ºC
Conservação: Guardar garrafa deitada em local fresco, seco e ao abrigo da luz.
Enologia: Pedro Miguel e Igor Lima.