Casa Ferreirinha

Barca Velha Tinto 2015

950,00€
Casa Ferreirinha

Barca Velha Tinto 2015

950,00€

Barca-Velha é a epítome, o primeiro, símbolo inquestionável da mais alta qualidade dos vinhos do Douro. Clássico, intenso, complexo, elegante e rico, os adjectivos são poucos para descrever aquele que é, desde a sua criação em 1952, o vinho português mais celebrado. Barca-Velha é a base sobre a qual se formou a reputação da Casa Ferreirinha, a marca especialista com maior tradição de qualidade no Douro e uma das suas principais referências mundiais.

Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinto Cão, Sousão e Tinta Roriz.

Notas de Prova: Cor rubi profunda. Aroma muito intenso e complexo, sobressaindo as notas arbustivas, como a folha de oliveira, pasta de azeitona, fruta preta, especiarias, pimenta, balsâmico, cedro e a caixa de tabaco. Pedregoso, com uma madeira discreta e muito bem integrada. Na boca tem um ataque poderoso, uma acidez vibrante, taninos vivos, notas de especiarias, frutos vermelhos, com um final muito longo e de grande elegância.

Vinificação: Barca-Velha é vinificado na adega da Quinta da Leda. Para o lote desta colheita foram seleccionadas uvas da Quinta da Leda, que predominam, e de zonas altas da Sub-Região do Douro Superior. Após desengace total e suave esmagamento, as uvas esmagadas foram encaminhadas para cubas de inox e lagares com robots, onde se processou a maceração pré-fermentativa a frio seguida da fermentação alcoólica. Durante este período, procedeu-se a suaves remontagens por bomba e "pigeages" com robots, com temperatura controlada. Realizou-se ainda uma longa maceração pós-fermentativa para se obter a extracção aromática e polifenólica desejada.

Maturação: Os vinhos que, nesta fase, potencialmente dão origem a Barca-Velha, foram transportados para Vila Nova de Gaia logo após o final da maceração onde, depois das fermentações de acabamento, foram submetidos a "elevage" ou maturação durante 16 meses em barricas de carvalho Francês novo, com 225 litros de capacidade. O lote final foi elaborado com base na selecção continuada das melhores barricas, resultante das inúmeras provas e análises efectuadas durante este período. Nesta selecção organolética rigorosa, norteada pelos tradicionais princípios da Casa Ferreirinha, reside o verdadeiro "segredo" do Barca-Velha. Para preservar a sua mais alta qualidade, Barca-Velha é engarrafado sem tratamento sendo natural a formação de depósitos.

Guardar: Apesar de pronto a consumir no momento da sua apresentação, Barca-Velha 2008 tem um longo potencial de guarda e evolui positivamente em garrafa que deverá ser mantida deitada. O apogeu? Talvez 15-20 anos após colheita, prevendo-se contudo que se mantenha.

Servir: Vinho misterioso e cheio de emoções, Barca-Velha convida à selecção de um ambiente discreto e requintado, assim como a escolha da companhia com quem será partilhado este ritual revelador. Saborear um Barca-Velha exige uma preparação cuidada de acordo com a exigência do momento. Idealmente, a garrafa deverá ser colocada "ao alto" na véspera e aberta 2 a 3 horas antes de ser servida. Com tantos anos de garrafa, o vinho deverá ser cuidadosamente decantado para separar o seu sedimento natural. Idealmente deve ser servido à temperatura de 16ºC-18ºC.

Desfrutar: Sugere-se que seja saboreado com calma, acompanhado por pratos mais cuidados de carne, caça e mesmo alguns queijos, com sabores requintados e bem integrados.

Enólogo: Luís Sottomayor

Produto disponível apenas na loja física. Excluído de todos os descontos e ofertas promocionais. Contacte-nos para mais informações.

Tipo Vinho Tinto
Ano 2015
Região Alentejo
Produtor Sogrape Vinhos
Capacidade 750ml
Álcool 13.5% Vol
Produção 16.567 Garrafas

Também Poderá Gostar