Castas: 100% Arinto dos Açores.
Conceito: O vinho elaborado a partir da segunda fração das prensas do Arinto dos Açores. Combinando o Sur Lies das colheitas 2018, 2020 e 2021. O resultado é um Sur Lies com a textura que nos habituámos, mas com uma profundidade e complexidade que só o tempo pode dar! O Arinto dos Açores é uma casta autóctone e exclusiva das ilhas dos Açores. Este Arinto dos Açores Sur Lies, produzido apenas a partir das 2as prensas, mais pesadas, em que se aperta mais as uvas, tendo por isso mais contribuição da casca e consequentemente mais sais, salinidade do solo. Apesar de consideradas pela maioria dos produtores como piores que as primeiras por terem um nível de acidez mais baixo e ph mais alto, aqui nos Açores temos acidez de sobra para balançar com o nível mais intenso das 2as prensas, acentuado ainda pela fermentação sobre borras.
Viticultura: Um terroir único no mundo, no meio do ceano Atlântico, na base da montanha vulcânica do Pico, as vinhas estão plantadas nas fendas da rocha, junto ao mar, onde se ouve o “cantar do caranguejo”, pois é aqui que há mais sol e calor. Uma proximidade de, por vezes, escassos metros que obriga à proteção da vinha por muros (currais), dos ventos fortes e salinos do Atlântico.
Notas de Prova: Cor amarelo citrino limpo. Aroma mineral puro, citrino com notas de toranja. Ataque tenso, fresco com uma mineralidade e acidez muito presentes, boa persistência e notas salinas.
Vinificação: Vindima manual seletiva em cestos de20Kg, prensagem de cacho inteiro, separação de primeiras e segundas prensas, sendo apenas as 2as prensas utilizadas para este vinho. Fermentação espontânea em cubas de inox horizontais ou barricas usadas.
Gastronomia: Fresco, muito mineral e salino. Parceiro ideal para ostras, cracas e bivalves. Funciona também com peixes grelhados e peixes mais complexos que envolvam manteiga.
Enólogo: António Maçanita
Disponibilidade: Em 1-3 dias úteis