O Redoma foi o primeiro vinho tinto da Niepoort, apresentado pela primeira vez em 1991. É como o Douro, «com grande carácter e personalidade». O Redoma Tinto é produzido a partir de diversas vinhas, na região do Cima Corgo, com mais de 60 anos, maioritariamente viradas a Norte, onde as diferentes castas estão plantadas na mesma vinha, tal como era comum na região e onde predominam a Tinta Amarela, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, e Tinto Cão.
Castas: Tinta Amarela, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, e Tinto Cão. Idade das Cepas mais de 70 anos.
Solo: Xisto
Notas de Prova: O Redoma Tinto 2020 é um clássico da Niepoort que reflete toda a elegância, estrutura e acidez que só uma região com a amplitude do Douro consegue exprimir. A cor é rubi, concentrada e quando se agita no copo aparecem laivos violeta. O nariz é delicado, com notas de ervas aromáticas, nuances florais e de frutos silvestres, que complementados por notas fumadas que lhe conferem complexidade e carácter. Na boca tem volume, é redondo e picante, preciso e extremamente equilibrado. Termina longo e com uma acidez que persiste e lhe confere longevidade.
Vinificação: As uvas, com 100% de engaço, foram depositadas em lagar de inox com pisadores automáticos, num processo com curta maceração. Concluída esta fase , o vinho iniciou a sua fermentação maloláctica em toneis de madeira antiga, permanecendo em estágio durante cerca de 22 meses.
Estágio: 22 meses em toneis de madeira antiga.
Gastronomia: Pratos condimentados, bife pimenta, carnes vermelhas, caça. Sugestões vegetarianas: Pratos com cogumelos. Apto para Veganos & Vegetarianos.
Enólogo: Dirk Niepoort