A Quinta da Gaivosa sempre teve uma grande tradição de vinhos brancos. Por muitos anos a família Alves de Sousa usou as suas uvas para fazer vinhos do Porto brancos para algumas das mais importantes casas de Gaia. O iniciar da produção de vinhos do Douro brancos implicou contudo mudanças profundas nas vinhas de forma a procurar a frescura e a mineralidade nos Douros brancos. Contudo ali estavam ainda as vinhas velhas de Porto branco, no pico da sua maturidade. Sabendo que o carácter natural das uvas era bem diferente das de um branco clássico pensou-se então ao invés de contrariar essa vocação natural porque não enaltecê-la? Este foi o ponto de partida para um dos vinhos mais singulares alguma vez criados por Alves de Sousa. Um vinho que reflecte um Douro vigoroso, fruto da rudeza das vinhas velhas, e exacerbado por um tratamento invulgar, mas condizente com a sua natureza única. É o Douro do Alves de Sousa Pessoal branco.
Castas: Malvasia fina, Viosinho, Gouveio e outras castas autóctones. Vinhas com mais de 70 anos.
Notas de Prova: Cor dourada. Flor de laranjeira, alperce seco, gengibre e canela. Sedoso, envolvente, extremamente complexo, salino, pleno de equilíbrio e personalidade. Um vinho profundamente diferente e único. Final muito longo. Uma expressão única de uma vinha velha de Porto branco.
Vinificação: Desengace total. 48 horas de maceração. Prensagem suave. Hiper-oxidação do mosto. Fermentação em barricas novas e de 2ºano de carvalho francês.
Estágio: 30 meses em carvalho francês e português usado de 500L, 300L e 225L.
Temperatura e Condições de Serviço: 13ºC; decantado 1h antes.
Este produto está esgotado. Contacte-nos para mais informações.
Este produto está actualmente indisponível. Contacte-nos para mais informações.
Produto disponível apenas na loja física. Excluído de todos os descontos e ofertas promocionais. Contacte-nos para mais informações.
Este produto estará disponível em breve. Contacte-nos para mais informações.