Herdade do Mouchão

PONTE MOUCHÃO TINTO 2016

20,50€
Herdade do Mouchão

PONTE MOUCHÃO TINTO 2016

20,50€

Castas: Touriga Franca (33%), Touriga Nacional (33%) e Syrah (33%).

Notas de Prova: Cor granada intensa, aromas de fruta preta, doce de ameixa, menta, especiarias, com notas típicas da floral Touriga Nacional. Deliciosamente equilibrado e rico, possuindo uma surpreendente frescura e estruturado, taninos exuberantes que asseguram a sua longevidade. Apesar do seu considerável potencial de guarda, o Ponte 2016 apresenta-se perfeito na sua juventude.

Enologia: No Mouchão vinificamos todos os tintos em lagares de pedra abertos. Cachos completos, com engaço, são incluídos no processo de maceração pelo que a altura da colheita é especialmente crítica, visto que é necessário encontrar um equilíbrio delicado entre açúcares, ácidos, maturação fenólica global (cor, taninos, etc) bem como a lignificação do engaço. Os cachos completos, colhidos à mão, são transportados em caixas de 20kg para a adega, onde são pisados a pé em lagares e deixados a fermentar por aproximadamente 5 a 7 dias. Este vinho jovem terá a sua fermentação maloláctica no outono, em largos tonéis de madeira (5.000L) Em meados do inverno é filtrado após o que permanece em estágio sem qualquer intervenção por cerca de 3 anos. Depois de engarrafado fica a estagiar nas nossas caves por mais 10 meses antes do seu lançamento.

Viticultura: O cuidado responsável com a vinha é crítico para se garantir a melhor fruta e manter as nossas abelhas saudáveis. Solos bem drenados de aluvião misturados com solos Mediterrânicos vermelhos argilosos (vinhas da Adega e Ponte das Canas), com uma média de idades de 14 anos na vindima. As parcelas de vinha e variedades são vindimadas separadamente. A Touriga Franca, complexa e com carácter, provém da vinha Ponte das Canas com cerca de 11 anos. A flagrante Touriga Nacional e a carnuda Syrah provieram ambas da vinha da Adega com cerca de 15 anos de idade (entre a adega e a ribeira de Almadafe).

Sugestões de Serviço: Decantar ou abrir entre 12 a 24 horas antes de servir. No seu melhor potencial até 2027. Consumir a uma temperatura de 17ºC, a acompanhar grelhados de carne ou pratos de caça.

Apenas 0 unidades restantes deste produto
Tipo Vinho Tinto
Ano 2016
Região Alentejo
Produtor Herdade do Mouchão
Capacidade 750ml
Álcool 14.5% Vol
Produção ND

Também poderá gostar