Prats & Symington

POMBAL DO VESÚVIO TINTO 2019

15,60€
Prats & Symington

POMBAL DO VESÚVIO TINTO 2019

15,60€

O nome deste vinho tinto Pombal do Vesúvio remete para a Vinha do Pombal. Esta vinha, caracterizada pela existência de um antigo e tradicional pombal duriense, consiste num conjunto de parcelas de Touriga Nacional de grande qualidade, plantadas em 2000 no coração da Quinta, em patamares de 2 bardos, a uma cota que ronda os 200 metros. A produção destas vinhas constitui um componente importante do Pombal do Vesúvio 2018, juntamente com a Touriga Franca proveniente de parcelas do Vale da Teja e da Vinha das Minas, e de uma pequena quantidade de Tinta Amarela da Vinha da Quinta Nova.

Castas: 50% Touriga Franca, 45% Touriga Nacional, 5% Tinta Amarela.

Notas de Prova: Aromas de groselha preta, alcaçuz e amora conjugam-se com apelativas notas de chocolate preto e a característica fragrância de tomilho — assinatura do Vesúvio. O paladar é sedutor com uma textura luxuosa que desvenda deliciosos sabores de frutos pretos, chocolate preto e um toque de torra de café. A extraordinária frescura conferida pela apurada acidez proporciona notável equilíbrio à possante estrutura. Compatível com dietas vegetariana e vegan.

Vinificação: As uvas das parcelas escolhidas do Vesúvio são vindimadas manualmente para caixas de 20Kg. Na adega é feita uma primeira triagem manual de cachos, ao que se segue um desengace suave. Os bagos inteiros são depois encaminhados para uma segunda etapa de triagem antes de serem enviados, por gravidade, para cubas de fermentação, à entrada das quais são suavemente esmagados. As fermentações são seguidas de perto, sendo as temperaturas e os movimentos de maceração ajustados, de modo a obter todo o potencial das uvas. Pretende-se produzir um vinho equilibrado, com fruta expressiva, harmonioso no sabor, conservando um bom potencial de envelhecimento característico dos vinhos tintos do Douro.

Estágio: 8 meses em barricas de Carvalho francês de 400 e 225Lts.

Guarda e Consumo: Pode ser consumido desde já, mas tem muito bom potencial de evolução em garrafa, até 8/9 anos sensivelmente.

Enólogos: Charles Symington e Pedro Correia.

Apenas 6 unidades restantes deste produto
Tipo Vinho Tinto
Ano 2019
Região Douro
Produtor Symington Family Estates
Capacidade 750ml
Álcool 14.5% Vol
Produção ND

Também poderá gostar