Q da Pellada & Niepoort

DODA TINTO 2013

37,60€
Q da Pellada & Niepoort

DODA TINTO 2013

37,60€

Rolf Niepoort foi o impulsionador e Dirk o criador deste projecto que começou há 17 anos. Este vinho nasce da ideia de Rolf Niepoort, de que “o vinho Português ideal será aquele que consiga aliar a elegância, frescura e longevidade dos vinhos do Dão à estrutura e potência dos vinhos do Douro, que consiga conciliar a fruta dos solos de xisto do Douro com os aromas de caruma e mineralidade dos solos graníticos do Dão.” Esta edição resulta da união de 60% de um lote de vinho do Douro, produzido na Quinta de Nápoles proveniente de vinhas muito antigas, uma delas com mais de 120 anos, e de 40% de um lote do Dão produzido na Quinta da Pellada, proveniente de vinhas velhas, com as castas típicas da região: Tourigo, Jaen, Alfrocheiro e Tinta Roriz.

Castas: Jaen, Tourigo, Alfrocheiro, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Tinto Cão de diversas vinhas velhas no Douro e no Dão com 30-80 anos.

Solo: Douro: xisto. Dão: base granítica com areia ou barro.

Notas de Prova: De bonita cor rubi carregada, num ano equilibrado como 2012, o Doda mostra um aroma floral, com frutos pretos, muito complexo e com alguma exuberância. A madeira encontra-se em plena harmonia com um perfil mineral e muito delicado. De boa concentração na boca, com presença e de taninos firmes, é um vinho com muita estrutura. A mineralidade e a boa acidez trazem frescura e equilíbrio, num final de boca muito longo e silvestre. A força do Douro com a elegância do Dão em plena harmonia! Irá envelhecer com nobreza.

Vinificação: A grande parte do lote Dão foi vinificada em lagar, tendo depois estagiado em barricas de carvalho francês, onde efectuou a fermentação maloláctica. Cerca de 50% do lote Douro foi vinificado em cuba e os restantes em lagar de granito tradicional, onde foi pisado a pé com uma curta maceração pré-fermentativa. Após a fermentação, o vinho estagiou 21 meses em barricas de carvalho francês, onde realizou a fermentação maloláctica. O Doda foi engarrafado sem qualquer adição de cola.

Fermentação: Lagar, cuba e balseiro.

Estágio: 20 meses em barricas.

Sugestão de Acompanhamento: É um vinho encorpado mas com boa acidez, o que o torna flexível com vários pratos. Vai muitíssimo bem com arroz de pato ou pratos com caça, assim como com estufados.

Apenas 0 unidades restantes deste produto
Tipo Vinho Tinto
Ano 2013
Região Douro & Dão
Produtor Quinta da Pellada & Niepoort
Capacidade 750ml
Álcool 13.5% Vol
Produção 6.450 Garrafas

Também poderá gostar